“Verão” de S. Martinho e uma mão cheia de muita saúde

Manda a tradição que no dia 11 de novembro se assinale a lenda de S. Martinho com castanhas, água-pé ou jeropiga (apenas para os adultos, claro está), uma fogueira para saltar e muito convívio.

Longe de comprometer a saúde, a castanha faz parte do grupo das oleaginosas (em conjunto com outros frutos secos, como nozes, amêndoas, amendoins e avelãs), contribuindo para um coração mais protegido (aumenta a imunidade e previne doenças cardiovasculares), combate o envelhecimento precoce (ricas em ómega 6, contribuem para a beleza da pele) e ajuda no combate à fome, nos intervalos das refeições.

Enquanto ricas em gordura saudável (gorduras insaturadas, gorduras monoinsaturadas e gorduras polinsaturadas), as castanhas assumem a função de diminuir o LDL (colesterol ruim) e tem o poder de aumentar o HDL (colesterol bom).

Numa recomendação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do projeto Vox Pop da Saúde, “sementes e frutos secos são alimentos muito importantes para o nosso corpo, mas devem ser consumidos de forma moderada – uma mão cheia por dia. Porque são alimentos ricos em gordura e proteínas”.

Feliz dia de S. Martinho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s