Um lanche saudável para os dias frios – Analisa Neto

Analisa Neto é nutricionista e “Autora convidada” do Dente de Leão. A colaborar atualmente com a empresa Em Família, em Braga, Analisa deixa-nos hoje uma sugestão de lanche saudável para ultrapassar os dias frios desta estação.

O inverno é caraterizado por dias mais curtos, mais fome e alimentação mais calórica. Uma alimentação correta e um bom estado físico ajudam a reforçar o sistema imunitário.

Como tal é importante que nesta época diversifique ainda mais a alimentação dos mais novos. Convém dar ênfase aos hortofrutícolas – que podem ser oferecidos na sopa e as frutas que podem fazer parte dos lanches escolares.

Nesta época é importante reforçar o aporte vitamínico principalmente de vitamina  C , D e zinco,  presentes essencialmente em hortofrutícolas , peixe e laticínios.

Não esquecer a água,  um bom estado de hidratação é importante na resistência do organismo a infeções.

Os lanches escolares são de extrema importância na alimentação dos mais pequenos, e é da responsabilidade dos pais a introdução de alimentos saudáveis e variados.

Muitas das vezes as crianças são resistentes a experimentar novos sabores, novos alimentos, assim deverão ser usadas algumas técnicas para tornar estes momentos mais divertidos.

Uma lancheira gira e apelativa, deve ser um dos investimentos; caixas coloridas e diferenciadas para cada alimento também pode ser um bom aliciante para a descoberta da criança, na hora do lanche.

Os pais deverão também envolver as crianças na construção dos lanches, para o dia seguinte, explicando a importância de cada um dos alimentos e como é bom experimentar novos sabores. Como exemplo que são para os filhos, os pais também deverão dar o exemplo, com a sua própria alimentação.

Os lanches devem ser diferentes todos os dias de forma a que a criança não entre numa rotina e que cada dia seja uma descoberta, privilegiando sempre que possível, o introdução de alimentos frescos e da época.

Fica aqui a dica para o lanche de amanhã:

– 6 castanhas

– 4 tostas com compota

– chá numa termos

– 1 fatia de pão escuro

– Salada de fruta (laranja+kiwi)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s