Cândida é formada em Horticultura pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, com experiência como Formadora em áreas como Agricultura Biológica e Jardinagem, colabora com a Plantit, principalmente na área Plantit-Escolas. Entende que se deve fomentar o interesse pela alimentação saudável e pela agricultura, através da instalação de Hortas em ambiente escolar.

Dicas da Cândida para uma alimentação mais saudável nos jovens:

“Para mim, quando se fala em Alimentação Saudável, deve-se ter em conta 3 aspectos muito importantes: a Prevenção, a Informação e a Educação.

Tendo em conta o crescente nº de crianças em idade escolar com excesso de peso, estes 3 aspectos não podem ser abordados individualmente mas sim num todo.

Se por um lado em algumas regiões do país ainda subsiste uma forte ligação à terra e à atividade agrícola, por outro nos centros urbanos essa ligação foi desaparecendo, o que faz com que muitas vezes o conhecimento tanto da origem como da qualidade dos alimentos ingeridos seja mais fraco.

Daí a importância que dou ao trabalho que pode e que deve ser feito em ambiente escolar. O trabalho que é feito pelos professores em contexto de aula é muito importante, mas claramente insuficiente por culpa, muitas vezes, da falta de tempo e pela exigências de metas e programas a atingir.

A instalação de hortas escolares muitas vezes não é encarada como um projecto a longo prazo, o que leva ao abandono de alguns espaços e ao ineficaz aproveitamento de todo o trabalho despendido. Encaro a instalação de uma horta escolar apenas como uma parte de uma abordagem, tanto da educação para uma alimentação mais saudável como para uma maior consciencialização ambiental. Essa abordagem deve ser trabalhada por toda a comunidade escolar – alunos, professores, directores, pais, associações, etc. É com um trabalho conjunto que se consegue mais facilmente educar consciências. As crianças e jovens, ao cultivarem os seu próprios alimentos, conseguem perceber qual a sua origem, trabalhar a botânica, tomar consciência do valor do seu trabalho, desenvolver competências sociais e de responsabilidade e acima de tudo conseguem apreciar melhor a importância da ligação à terra.”

Atividade sugerida pela Cândida:

Aprende e Diverte-te na Horta – Compostagem

 

Anúncios