Inês Mendes, autora do blogue Ananás e Hortelã.

Médica veterinária de profissão, desde cedo que sempre esteve em contacto com a terra e os animais. “Temos uma casa de campo, com galinhas, muitas árvores de fruta e uma pequena horta. Foi com os meus avós que aprendi a dar valor ao que plantamos e comemos, ao que vem da terra. Gosto de cozinhar, de experimentar receitas novas, ingredientes novos e viajar num prato de comida. A minha cozinha é um reflexo dos produtos da época, do que vem da horta e do mercado local e biológico. Inspiro-me na sazonalidade dos alimentos, nos livros de culinária que coleciono. Adoro fazer bolinhos, fotografar comida, ver um bom filme e não conseguiria viver sem gatos.”

ananas

Para a Inês, “é mesmo muito importante começar desde cedo a educar as crianças no sentido de comer bem. Os pais e professores têm neste aspeto um papel fundamental. Comer e crescer de forma saudável não é difícil nem dispendioso. Acho mesmo importante desde tenra idade começar a promover esses hábitos, mostrar de onde vêm os alimentos, estar em contacto com a natureza e animais, educar a respeitar a comida, preparar refeições de forma divertida e pôr os mais pequenos com a mão na massa.”

Dicas da Inês para uma alimentação mais saudável:

“Tornar a comida saudável e divertida à mesa e no prato, encher de cores as refeições, com frutas e legumes da estação. Tentar evitar alimentos processados e cheios de açúcar. Comer sempre o pequeno-almoço em casa e levar o lanche de casa é também muito importante. Uma pequena horta em casa, mesmo que seja na varanda, é também uma ideia gira para fazer com os mais jovens.”

As receitas da Inês: